quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Irlanda, Irlandeses e bebidas milagrosas

Voltei meus amigos… Fui para longe, durante alguns dias, que uma pessoa tem de aproveitar enquanto não tem obrigações laborais! Fui, como muitos de vocês sabem para Dublin, a capital da Irlanda, terra dos Duendes e seus respectivos potes de ouro e de gente muito, mas muito ruiva!

A viagem correu sem peripécias de maior, tirando a vinda em que o povo tuga mostrou ser muito matarruano: desde pessoas a falar alto durante as explicações dos hospedeiros, gente a beber vinho tinto no aeroporto de Dublin e a dizer “aqui só nos proíbem de fumar; não dizem nada acerca de beber”, gente bêbeda (a mesma) no avião, pessoal a andar alegremente e levantado do seu lugar como se tivesse numa carrinha da Resende, quando o sinal de apertar o cinto estava ligado, enfim… xD

Ao sobrevoar a Irlanda verifiquei que nunca tinha visto tantas variantes da cor verde! Muito bonito mesmo, mas o que é demais é moléstia: uma pessoa olhava para um lado VERDE, olhava para outro VERDE! Enfim: o sonho de qualquer sportinguista! :P

Agora poderia começar a descrever o que vi: as casas, os monumentos, o espigão, o rio, as estátuas de todos os revoltosos irlandeses e mais algum, que foram todos executados, os castelos, os parques, os museus, os autocarros de 2 andares, as igrejas e catedrais, as pessoas ruivas, os sotaques das mesmas que muitas vezes impediam a compreensão da língua inglesa, os gunas à la irlandesa, o hostel em que estivemos, as ruas, os carros que teimavam em circular pela esquerda e que nos assustavam sempre, uma rua principal com 2 mcdonald’s e 2 burger king’s, e muito muito mais, mas no bom e velho espírito do blog, vou falar dos hábitos e costumes dos irlandeses no que diz respeito à Noite Irlandesa! :D

Uma coisa que me fez espéce foi o facto foi o facto daquela gente jantar às 5 da tarde! Uma pessoa a chegar das Tour’s à cidade e os restaurantes completamente apinhados de gente! Até se poderia compreender, já que às 5 da tarde já era noite, mas o meu relógio interno Made in Portugal, achou aquilo um bocado estranho! No entanto rapidamente percebi a razão do jantar às 5 da tarde: os Irlandeses jantam cedo porque os Pub’s abrem às 6 e fecham à 1 da manhã! É verdade: às 6 da tarde era ver gente a emborcar forte e feio nos Pub’s! Ele era Guiness, ele era Heineken, ele era bebidas brancas, era tudo porque só há 6 horas para beber! Às 8 já andavam na rua tipo hooligans a entoar hinos que ninguém percebia, quer pelo sotaque quer pelo enrolar do álcool, mas a gente batia-lhes palmas e eles ficavam todos contentes! xD

A zona de eleição para o enfarding é a famosa zona de Temple Bar (EU ESTIVE LÁ!!): tem todo o tipo de pub’s, dos típicos aos mais modernos, ouve-se todo o tipo de música, tradicional irlandesa (aquela com os violinos e afins: mto fixe), pop, rock, metal (no primeiro dia ouvimos disto!), dance (Clube M a bombar), encontra-se todo o tipo de gente, a maioria deles bêbeda e muito feliz, mas sempre respeitadores! Uma pequena adenda aqui… O mulherio de lá veste-se de uma maneira que toda a gente parava para as ver passar e não no bom sentido: parecia que iam para um casamento, mas com muito pouca roupa, o que metia um bocadito de impressão dado os 0ºC que se faziam sentir à noite! AH e pareciam um bocado meretrizes!
Esta zona de Temple Bar só tem um pequeno defeito: digamos que não é para o bom bolsinho português já que uma pint de guiness ou um copito de BL chega aos 5/6 ouros! Como não havia dinheiro para estas despesas, a necessidade aguçou o engenho! :D Descobrimos um LIDL, já que nem os supermercados normais tinham bebidas a bom preço (ainda não descobri como é que aquela gente apanha a meretriz todas as noites… Se calhar são fraquinhos e basta uma guiness para os pôr a andar de lado! Mistério…). Chegados ao LIDL e após verificar os preços de todas as bebidas apostamos (eu e a Menina Lacerda… Um bem haja a ela que é leitora do nosso cantinho e muito boa companheira de viagem :P) na seguinte combinação: Vermouth Bianco (4,49 €) e seven up da casa (0,78€)… Meus amigos: saiu-nos o EUROMILHÕES!!! Experimentem na proporção de 1:1 que isto vai que nem ginjas! :D É quentinha, docinha, baratucha e fácil (por vezes demasiado fácil) de beber! Dura algumas horas, visto que na vinda da noite para o Hostel demos a conhecer aos locais o magnífico repertório de música pimba portuguesa!

Agora a pergunta impõe-se: quando vai este magnífico grupo fazer uma coisa semelhante?! Eu confirmo já que vou! :D

Top of the morning to you all! xD